sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O IMPÉRIO BABILÔNICO DO TIO SAM

O povo da Bíblia é especialista em impérios. Numa dessas passagens Daniel, na Babilônia, interpretou o sonho imperialista do rei Nabucodonosor. Ele viu uma estátua imensa e de extraordinário esplendor. Era o símbolo de todos os impérios. A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris, de bronze, as pernas de ferro. Daniel não se deixou fascinar por toda esta demonstração de força, de riqueza e de poder. Apurou a visão e enxergou os pés de barro! Mais: Daniel não ficou olhando só a estátua, abriu a visão para enxergar o que estava ao redor e viu uma pedrinha que rolava ladeira abaixo e que golpeava, justamente, os pés de barro. A estátua toda veio abaixo, não sobrou nada. "Mas a pedra que feriu a estátua virou uma grande montanha, que encheu toda a terra”

Não sei se foi Marx ou Pedro Bial, (aquele que chama os beócios do BBB de "herois"), ou Faustão, ou um outro pensador, que compara o Capitalismo como a tal estátua e que também o germe da destruição deste sistema está dentro dele mesmo.

Nesta semana estamos assistindo o pavor das nações capitalistas ou dependentes delas, por uma crise pontual, gerada por uma tremenda mancada no mercado de crédito imobiliário nos EUA, estabelecendo insegurança em todo sistema financeiro do mundo. Imagine o distinto leitor e a distinta habituê deste brioque, se outros setores da economia americana também pifar ao mesmo tempo... (seria o tal germe?)

Os EUA tornaram-se uma estátua babilônica e o crescimento ou fracasso da sua economia interfere nos mercados de outros países. Só está faltando a pedrinha da história de Daniel...
E basta de ideologias.

O Sábio passará o carnaval no portão da Casa Branca, fantasiado de Bin Laden com uma bazuca que lança pedrinhas...

10 comentários:

Clarice disse...

Sábio, nada de passar o carnaval na Casa Branca...se o problema é a pedrinha ...espera que tenho uma aqui no meu sapato me apertando o pé...to esperando alguem a 1: 30 da matina e isso dói viu...rsss Da um soninho.Tem tanto lugar lindo e menos arriscado pra vc ficar nesse carnaval..va pra beira do rio da Morte..pescar...fantasia de pescador é legal tbém e tem um grande significado né?

Clar@ disse...

Sábio, vc já é uma fantasia, deliciosa, com artigos maravilhosos.
Embora meu comentário seja um só :repetitivo .... GOSTEI ... GOSTEI....
Beijos

Ev@ disse...

UM CONVITE
Sábio, venha passar o carnaval na minha porta ... e só bater que deixo entrar ... onde já se viu Sábio no portão da casa branca ... se no portão de minha casa é muito, + sossegado, vc pode ficar a vontade ....com o baticum do samba ....
OUTRO CONVITE
Vamos sambar, cantar, sentir esse carnaval de perto ....
Beijos
Ev@

Anônimo disse...

Meninas:
Eu conheço o sábio. Ele é muito espiritualizado e certamente não vai permitir que seu aura seja contaminado por eflúvios negativos, carnais, como é próprio vibrar nos dias de carnaval.
Tenho convicção que ele está na posição de lotus, em padmassana,solitário numa caverna no cerrado, meditando e enviando vibraçoes positivas para todos, no sentido de minimizar as negativas que invadem o ovo aúrico do planeta nestes tumultuados dias.

Paulo Coelho - Assessor para assuntos astrais do pétreo palácio de cristal da Serra do Roncador.

vanda disse...

kkkkkk....só vc acredita nisso....
acho que não o conhece muito não..mentir é pecado viu professor....óia

Bela disse...

Sábio
Agora vejo que faltva fechar com chave de ouro !
Genial a sua comparação da evolução do capitalismo atual com a história do sonho de Nabucodonosor!
Imagino como o meu Sábio querido deve estar exausto com a elaboração destes temas .... merece um descanço nos dias do Carnaval ... nada de pétreo palácio, de Casa Branca ou samba de perto ... tenho um lugar ideal , longe de tudo e de todos , onde vc poderá emanar sua vibrações contemplando o "por do sol" na montanhas de Minas .. ( com a mineira cuidando do Sábio, claro).
Bela

Blimunda disse...

Sr Sábio, fale comigo, o que a gente faz, com um homem "sacana", que engana a gente .
Não é consultório sentimental, mas vc é Sábio .

Anônimo disse...

Visitei o blog. Gostei do blog.

Anônimo disse...

Blimunda

Sacanei ele também uai...

Chumbo trocado não dói.

Sábio do Cerrado - consultor sentimental da "Igreja Vinde a Mim as Moçoilas e Vá de Retro Sacanás"

Anônimo disse...

Ops... leia-se SACANEIA