quinta-feira, 12 de junho de 2008

ARQUIMEDES, EINSTEIN, A LEI E A FOME

Eisntein não inovou nada quando anunciou a lei da relatividade. Milhares de anos pretéritos outros já a haviam descoberto. Muitos filósofos e até o matemático Arquimedes, aquele de Siracusa, Grécia antiga, que afirmou: “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio no universo que levantarei o mundo” . Aí estava a relatividade!
Na atualidade alguns números nos assustam. Alguns deles: 862 milhões de viventes passam fome e é necessário 30 bilhões de dólares anuais para suprir essa necessidade, segundo dados da FAO – órgão da ONU para a alimentação. Como alimentar tantas bocas? Vamos então apelar para a relatividade:
No ano de 2006 o mundo gastou U$ 1,2 trilhão em armamentos, desperdiçou U$100 bilhões em alimentos e outros U$ 20 bilhões devorados por obesos, ou seja, gula mesmo.

Os Estados Unidos of América, gastam por dia U$ 720 milhões com a guerra no Iraque, ou seja, bastaria desviar apenas a verba de 42 dias para somar 30 bilhões de dólares e acabar com a fome no planeta durante um ano.
Se considerarmos o início da guerra que foi em 20/03/2003, até hoje, 12/06/2008, vamos chegar ao resultado de 1986 dias que multiplicado pelos gastos/dia daria para alimentar os famintos por 50 anos.

Ao invés disso, a guerra no Iraque aponta os seguintes números: (a população do país é de 27 milhões de habitantes)
c) 5 milhões iraquianos foram expulsos de suas terras;
b) 1 milhão iraquianos foram mortos;
d) 2,4 milhões iraquianos estão refugiados no exterior.

Bendita a lei da relatividade que permite, inclusive, rechaçar as acusações mal intencionadas dos países primeiro-mundistas ou imundistas, que estão a detonar o programa de bio-combustíveis do Brasil como fator de geração da fome no mundo.
O tiro vai sair pela culatra. Quem não morrer de fome verá!

17 comentários:

Solange Cunha disse...

Sábio,
Não sei comentar.
Mas sei que entendi o que disse.
Foi mais uma aula, fico grata.
Como sempre, as palavras onde andam?. Gostaria de falar, mais não sei. Fica uma só. Embora triste, gostei do que li.
Beijos
Ev@

regina claudia brandão disse...

tá, vamos por partes, como diria o jack.
ainda bem, você não fez qualquer alusão à hipócrita e paternalista idéia, de grande parte das pessoas que, diante do assunto fome, imediatamente formula a frase infeliz: se cada um fizer a sua parte ... entrei em surto de urticária galopante, quando li esta preciosidade derivada da outra ali: se cada um fizer a nossa parte talvez amenize um pouco.
êta frasezinha pequena, miúda.
a parte referida na mediocridade dessa idéia pretensamente autruísta cabe aos governantes a tarefa de cumprir.

fruto da célula tronco da cpmf, a css pode ser traduzida como, come seu salário, chupa seu sangue, como sempre se dei mal ...
este imposto é cobrado de quem movimenta, consideravelmente, a conta bancária.
sabe-se de onde ele sai mas, pra onde vai ...

regina claudia brandão disse...

faz uma duas visitinhas no reblogg. to precisando pra cumprir a meta ... rs ...


bj bj bj bj. rê.

Anônimo disse...

coloque sua foto com a Ev@ no colo, vc está maravilhoso, tire as outras montagens, não vou ficar chateada ... Mas queria vc aki no seu blog, lindoooo ... um olhar de ternura .. saudade ++++ saudade
Beijos++++ beijos

regina claudia brandão disse...

vc tb quer saber mais???

escrevi à rádio bandnews fm, hj, mais cedo, sobre a passeata de professores, ontem na paulista. o apresentador do bandnews informa manifestava-se contra e ouvintes o criticavam emitindo pérolas feito esta: jornalistas da bandnews não precisam de professor??? nascem sabendo???

meu comentário, lido no ar, foi este: concordo com você (apresentador) ... plenamente ... e quer saber mais??? duvido que qualquer professor, presente naquela passeata ficasse satisfeito, se submetido a manifestação similar provocada por outra categoria tão prejudicada quanto. os ônibus, repletos de pessoas que voltavam do trabalho, estavam vazios, pois, os seus ocupantes preferiram voltar para casa a pé, depois de um dia de trabalho.
a idéia daquela manifestação, naquele local e horário, tanto quanto a realização dela, eu considero arrogante.
já fui professora mas acredito muito na banda lúcida do meu cérebro.

existem maneiras e maneiras para manifestar qualquer indignação, qualquer injustiça, qualquer contrasenso ou para reivindicar um direito. vale um dito pop que recita em cadeia: o meu direito termina, onde começa o do vizinho.
e assim a gente segue, com direitos e deveres que, atribuídos, devem ser cumpridos.
a eleição, um direito nosso, está chegando e se faz necessária a lucidez que não permite a irresponsabilidade de depositar voto em nome de quem não sabe cumprir deveres.

regina claudia brandão disse...

cada vez que entro aqui, e hj são muitas pq to à toa, me ponho a escrever ... pensei e lembrei de dizer que george bush é o mais polêmico dos presidentes estadunidenses e as opiniões divergem: pra uns ele é péssimo, o pior, e pra outros já ocupa lugar dentre os mega gigantes ... rsrs ... da white house ... jefferson, roosevelt ... amado e odiado, conservadores e liberais assim determinam, respectivamente. conseguiu dividir a população, direitinho. mesmo assim, foi reeleito. veja só. interessante esta certeza, ele jamais será unanimidade.
como explicar um cara que alcança um nível de poder tal, que o torna capaz de fazer as extripulías que ele faz???

minha inteligência mal alcança os limites do planalto central e a nônupla personagem que por lá circula.

bj bj bj bj. rê claudia. já tô de chuteira ... rsrs ...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Archimedes Carpentieri disse...

Re
Só tem um pormenor. Quando os motoristas dos ônibus fazem greve, o povo tem que andar a pé mesmo...rs
A classe de professores é a única que faz greve e tem que repor os dias em sala de aula.
A parada gay interrompe avenidas e ruas... e o povo aplaude.
ó tempora, ó mores...

regina claudia brandão disse...

e quem disse pra vc que eu aprovo qualquer manifestação que prejudique ou impeça a liberdade de ir e vir ou o trânsito das pessoas???
não aprovo não!!!
já que vc tocou no assunto, sabe qual é um bom modelo pra greve de motoristas ou condutores de veículos que servem a população???
catraca livre.
afinal eles querem foder com o patrão ou com seus pares, o próprio povo???
qualquer manifestação reivindicatória é legítima. apoio. ajudo. canto em glória. mas, professor fazer greve e deixar o aluno sem aula, nos tempos de hj é, no mínimo, arriscado pra não dizer irresponsável.

repito: afinal tanto um quanto o outro, quer foder com o patrão ou com seus pares, os alunos, o próprio povo???

vai daí que, como se não bastasse a greve, que vai impedir o aluno de freqüentar a sala de aula e, afinal, eu comecei dizendo sobre o que ocorreu na mais paulista das avenidas, o que aconteceu foi uma manifestação, uma passeata, uma caminhada às 18 horas pra acabar com a vida do paulistano. aquela avenida é uma importante via de tráfego de ambulâncias, pois, fica entre hospitais de grande movimento, como o complexo do hc, o hosp. santa catarina, o hosp. santa rita, o hosp. oswaldo cruz ... não sei se por isso, ela foi a primeira, e é uma das poucas vias que possuem a faixa preferencial para tráfego de ambulâncias.
os governantes não estão nem aí se o povo é prejudicado.
invadissem os jardins da casa do senhor no morumbi, ou ficassem comodamente sentados in front of ao bureau do prefeito, impedindo sua saída e vc ia ver como ia ter gente preocupada - alunos não fizeram assim em brasília e na usp???
na paulista transitam trilhares de pessoas que estão indo pra casa naquela hora. vc já ficou esperando um ônibus por lá naquele horário??? eu já. na calçada, nos limites do ponto, não dá pra mover um dedo. uma aglomeração pior que a de torcedores, em dia de jogo de são paulo e corinthians, em decisão de campeonato, na porta do cícero pompeu de toledo que, por sinal, a loka aqui, tb, já enfrentou ... o amor é cego ... rsrs ... então meu amor, concluindo, concordo com qualquer manifestação, greve e quetais que reivindiquem direitos usurpados, contanto que elas sejam direcionadas para, e atinjam os rabos certos, ou seja, os patrões, os governantes e o scambal ... existem greves e manifestações de classe que prejudicam o direito do cidadão, como as mencionadas ali em cima. elas, eu não aprovo.
mordeu??? beijou!!!

como diz o lelo, eu tenho sempre razão só que falo demais ... rsrs ... num acho não.

bj bj bj bj. rê.

por falar em jogo, o de ontem, aqui na cidade vizinha, só não foi vencido por wo por que o único jogador do time without - palavra inglesa da qual deriva o acrônimo wo - que compareceu, deu conta do recado e venceu a peleja marcando um gol ... iiiiiimpressionante!!!

bj bj bj bj. sua.

regina claudia brandão disse...

que é melhor??? uma briguenta ou uma songa monga que não saberia argumentar??? pode escolher ... rs ... bj bj bj bj.

Anônimo disse...

Professor cade meu comentário?????????/
Abraços
Vanda

Anônimo disse...

Obrigada professor...mas já vi que sua amiga tem boas saidas quando questionada.....Ainda bem que sou crítica e da paz, não coloco o senhor pra escolher ....afinal ser humano não é produto de pratileira né??? rsss
Abraços....

Anônimo disse...

Não é sobre o artigo: maravilha as fotos ao lado ... Chuteiras, Dunga, Muito bom !!! Bem Humoradas é bem a cara do " Sábio ". Beijos
Ev@

Anônimo disse...

Querido Sábio

Descritos no último dos livros bíblicos, os quatro cavaleiros do Apocalipse representam os principais tormentos da humanidade: a fome, a guerra, a peste e a morte.... porem os dois últimos são consequência dos anteriores ... então ... o Sábio como sempre profetiza ..." quem viver verá" !!!

A guerra do Iraque não é apenas de Bush, mas de todo o establishment capitalista que através de pactos e consensos é regido por uma dinâmica financeiro-industrial-militar... é a nova ordem mundial ... um mundo encurralado, pequeno diante do grande capital e sua máquina de guerra.

JURANDIR FREIRE COSTA - psicanalista e professor de medicina social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, escreveu em um artigo com o título
"A fúria de um mundo agonizante" :
"Estamos prestes a jogar para o alto séculos de cultura humanitária, em favor de um mundo cuja escala moral é a sarjeta. Os "Iraques", os "Rios" e os "11 de setembro" são o grasnar desse abutre moribundo."

Falar mais o que ??? .... Você já disse tudo ...

Beijo
( tô com saudade ... )

Bela

regina claudia brandão disse...

pronto ... consegui. a net hj está em rebuliço. o mozilla tá dando à luz o firefox 3. só aqui, com essa estória de desligar o micro pra ver se o blogger entrava, já aconteceram umas 4 ou 5 atualizações do browser. o google deve ter dado uma mexidinha na casa tb.
nem sei mais o que ia escrever no coment. deixa pra lá.
agora vou bisbilhotar sobre o novo navegador.

bj bj bj bj. rê.

Anônimo disse...

Esta foi a pergunta que fizeram.
O sábio não sabe ou não quer responder.
que é melhor??? uma briguenta ou uma songa monga que não saberia argumentar??? pode escolher ... rs ... bj bj bj bj.
Toda pergunta, deveria ter uma resposta. Essa moça anda abusando, derespeitando, os menos CULTOS. Cultura = simplicidade,


sem alarde, não uma sofisticação





tola. Uma tola, que em vez de

Simão, deveria ler Luiz Fernando



Verissimo... ai sim, tem humor



com sabedoria. Moça tola. Pior















ainda o senhor, que não censura











essa babozeira. Nem sei onde tirou

songa monga". Isso é coisa de
paulista brega.

Aché
Simone _ simone-da1973@bol.com.br
não sei a razão de não aceitarem meu email.

regina claudia brandão disse...

como introdutório deste recado peço desculpas ao archimedes e aos leitores educados que costumam girar por aqui.

*******************************************************

o que tenho escrito e fica registrado nos espaços destinados a comentários deste blog, tem cunho pessoal e um único destinatário:

o dono do blog.

portanto, fugindo à regra, este recadinho vai pro dono da carapuça: alegra-me dizer que cada segundo do seu dia utilizado para prestar atenção em mim, transforma-se em um avanço de infinitas horas que eu consigo processar na minha vida.
sabe por quê???
porque inveja é estimulante.
cada dose dela me deixa mais exibida e valente, a ponto de reciclar meu vigor intelectual animando-me a correr atrás do lucro para ficar ainda mais sabida.

ah!!! não perca seu tempo comigo, tentando redigir uma resposta ... não vou ler.