terça-feira, 22 de abril de 2008

LUANA, Estuprada e Morta. Se fosse no eixo Rio-SP todos saberiam

Luana de Jesus, estuprada e morta no Cariri- CE - ontem


Uma criança entre 3 e 4 anos de idade foi estuprada e morta, na noite de ontem, na cidade de Jardim, Região do Cariri. Seu corpo foi encontrado todo ensangüentado e sem roupas dentro de um matagal. Luana de Jesus Amorim Miranda estava com a mãe brincando na praça, onde foi armado um parque de diversão e desapareceu misteriosamente por volta das 19h. A menina só foi encontrada por volta da meia-noite, ao lado do canal que corta a cidade perto de um matagal. A Polícia Militar encontrou corpo da menina com a boca cheia de folhas e jogado dentro do mato. A perícia constatou sinais de estupro e asfixia. As investigações serão comandadas em Juazeiro porque em Jardim não há delegado nem escrivão. Quatro homens foram presos e são suspeitos do crime.

Assisti atento a todos os jornais televisivos. Nenhuma notícia de Luana, inclusive o famoso "Jornal Nacional". Na Rede Record a programação foi toda dedicada ao caso Isabella, como vem fazendo desde o crime bestial que foi vítima essa menina. Outras emissoras seguem o mesmo roteiro.

Fico a questionar então se existe 2 Brasís: um do eixo Rio-São Paulo e outro do RESTO. Alguns sociólogos têm a teoria do Brasil Suíça, habitado por burgueses e o Brasil Biafra, habitado pelos miseráveis. Os meios de comunicação estão a proporcionar uma nova divisão: o Brasil coberto pelas grandes emissoras de TV e o Brasil órfão delas. A teoria sociológica demonstra a face da riqueza x miséria, enquanto que a teoria comunicativa o Eixo Rio-SP x RESTO. A repetição no texto é proposital.

Eu, acidentalmente assisti uma reportagem na TV Diário de Fortaleza e me inteirei da notícia em tela. Depois fui pesquisar na internet. Agora pergunto ao caro leitor ou cara leitora: Qual parte desses quatro Brasís você vive? Qual dos dois crimes é mais ou menos hediondo, de Isabella ou de Luana?

10 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor...vi agora a pouco o jornal.... um outro crime aconteceu próximo dai sendo a vítima uma menina de aproximadamente 4 anos.....foi encontrada morta , nua , boiando num riacho;o suspeito diz que jamis faria isso..só que já esteve preso pelo mesmo crime..... agora eu te pergunto é o dinheiro ou descaso do sistema?????? compare o estado de São Paulo em tamanho...população e os outros...tudo isso esta em jogo....onde esta o povo conscinte, crítico do norte/nordeste....onde as coisas estão acontecendo ñ é tão pobre assim não.!!!!temos que rever os conceitos concorda?
Abraços
Vanda

Archimedes Carpentieri disse...

Vanda
Proximo daí onde?

Então te pergunto também, se ocorresse na tua cidade um crime idêntico, ficaria na mídia um mês?

Precisamos sim rever os conceitos, é nisso que o artigo insiste.
Abraços

Anônimo disse...

Querido Sábio

Todos estes crimes são hediondos .. não dá para graduar...
Veja ...
O(a) filho(a) da classe A,B,C,D .... é uma criança que como nós sabemos, se dependesse apenas destas crianças, brincariam em conjunto ... gostariam as mesma histórias ... teriam as mesmas fantasias ... com pequenas diferenças regionais...
O adulto que pratica um ato terrível deste contra um criança, não está movido que questões financeiras/econômicas/sociais (lógico que existem sequestros de membros de famílas mais abastadas, visando obter dinheiro e outros crimes neste sentido, mas não é o exemplo que estamos comentando).
Estamos falando da miséria humana ... o indivíduo perde todas as suas referências, destroi seus limites ... motívos psicológicos?? emocionais??psiquiátricos?? bem, de qualquer modo, "motivos" nunca existirão para uma agressão / crime como este.

Então , voltando a sua análise ... neste triste exemplo não há dicotomia de riqueza x miséria ... mas há sim, e você bem colocou, a presença de um poder paralelo ( ou quem sabe ele não seja mesmo o poder central ???) que determina o que é triste ...com o que vc deve chorar ... com o que vc deve se indignar ... o que é importante ... o que deve ser comentado ... o que não deve nunca aparecer ...etc, etc ...Uma midia manupuladora, sem ética, onde o Fato não importa e sim a "versão do fato" ( que ela determina) ... e pior ainda não precisa de fato ...inventa-se ...
Portanto, quem não souber enxergar toda esta trama(tramoia), é engolido pelo " eixão" , pois não precisa estar no eixo Rio/SP ...a globalização faz com que o Plim-Plim e seus copiadores ...cheguem em todos os recantos.

Beijo pra vc ( apesar de ter me abandonado ....buaaaaaaaaaa)
Bela

regina claudia brandão disse...

é tudo muito simples ...

um acontecimento em santana, bairro notável da capital do estado de são paulo, envolvendo pessoas que primam pela astúcia e estão envolvidas, familiarizadas e privam da amizade de elementos importantes em setores significativos da sociedade ... soma-se a tais predicados a necessidade da mídia de estar sempre atuando, preferencialmente, se a ação refere-se a um escândalo, pois, é imprescindível mostrar serviço ...
e tem mais, a definição para escândalo difere radicalmente dependendo de quem está envolvido.
sobre o que vem agora, a gente falou ind'agorinha, vim colocar aqui antes de ir dormir: um crime cometido contra uma garotinha de 6 anos no epicentro econômico da américa latina tem repercussão diferente daquele cometido contra uma garotinha de 4 anos que só deixaria o seu cariri no último pau-de-arara ...
o enfoque é absolutamente diferente. o primeiro produz audiência, dá circo com direito a preparativos na madrugada pra instalação da armação, de infra estrutura invejável. o segundo não se agüenta nas próprias pernas, não tem força nem pra saída. se não vejamos: dna do sangue nas toalhas encontradas junto com o corpo??? nem pensar!!! exame pericial de eventuais marcas em seu corpo que possam determinar o tamanho da mão do assassino??? tá de brincadeira??? e aquele outro exame fudido, que esclarece a altura corporal do criminoso ou aquele que determina em que posição ele estava quando arremessou a menina no riacho??? ah! deixa quieto!!! afinal, quem conhecia a garotinha??? o padre marcelo conhecia???

vou dormir. vc deve estar no quinto sono e eu aqui tagarelando. interessante é que eu escrevo aqui, gosto e quero postar no reblogg o meu coment. este vai pra lá ... rs ... bj, bj, bj, bj, ...

Anônimo disse...

S�bio, em seu artigo, vc comentou, dicertou, sobre a psicologia, dos assassinos de Isabela.
Veja como aki tbm se falou bastante da Isabela... nessa ocasi�o escrevi entre outras coisas isso:
O tormento o sofrimento da Isabela, a monstruosidade do assassino (a),chocando o pa�s inteiro.Junto com essa emo�o, que s� est� sendo divulgada, por causa do status da fam�lia.Tomara que com tanta divulga�o, o povo tome conhecimento de outros tantos acontecimentos, nas classes mais pobres, do nosso Pa�s.
Vc acordou !!! ser� q todos esses epis�dios comentado aqui, vai dar mais um artigo ...
Ev@

regina claudia brandão disse...

já liberou??? carácas!!! que foi, tremeu aí??? não me venha com desassossego ... o berçário tá sob controle. né não??? o resto a boa vontade carrega do lado dela.

com este coment lembrei do pessoa, do poeta. foi por causa de seu livro do desassossego que eu me enterneci pra sempre. mais tarde a gente fala dele.

regina claudia brandão disse...

caráca!!! trabalhei muito hj. ainda bem, que a única coisa além dos meus limites foi o trânsito. ainda bem tb que saindo antes das 18h00 do consult, não fui alcançada pelos panacas que saíram dos seus respectivos trabalhos depois dessa hora. portanto dos 130e tralálá km de congestionamento, eu só enfrentei 100 ... melhor saber disto do que ser informada que está ocorrendo trimilique de planeta ou arremesso de criancinhas pelas janelas das casas das madastras ...
as boas novas merecem trilha sonora. bj.
ah! 'inda tem jogo mais tarde, pra encerrar o dia com mais dignidade ...

Jèff Jácom'e disse...

Parabéns pelo post se referindo ao sensacionalismo estúpido que muitas emissoras de TV praticam. Algumas de nossas mais próximas mazelas acabam sem valor devido ao tipo de jornalismo-alienação que estamos habituados. Necessário alguém nos lembrar que, apesar de hediondo, o caso da menina jogada faz parte de contexto como muitos outros que estão acontecendo ao nosso redor, porém não vemos.

Anônimo disse...

ELE FOI BRUTALMENTE ESPANCADO E MOLESTADO NO ANO PASSADO.COMO ESTÁ O CASO DELE AGORA EM 2009? SERÁ QUE O ESTUPRADOR MERECEU MORRER?

Archimedes Carpentieri disse...

Não me inteirei sobre o destino desse desatinado. Normalmente na prisão esses tarados viram meninas.
O enfoque da postagem é outra, embora não dispense a tua observação.
Se o mataram, nada mais fizeram que extirpar um lixo.
Outra vez deixe seu nome no comentário, mesmo que falso rs rs