quinta-feira, 17 de julho de 2008

CARTA ABERTA AO MINISTRO GILMAR MENDES

Ministro mostrando, didaticamente, o tamanho do "fumo" que pobre leva nas barras dos tribunais.


Senhor Ministro do STF Gilmar Mendes

Sabemos de vosso zelo pela defesa dos direitos humanos e pelas leis do nosso país. No entanto sabemos também que vossa posição ante os fatos que resultaram na prisão de vários criminosos do colarinho branco não foi bem digerida pela população responsável e consciente de nossa nação.

Sabemos que vossa decisão em conceder hábeas corpus a larápios, cujos crimes se tornaram de domínio público, obedeceu aos critérios legais e constitucionais;

No entanto, senhor Ministro, sabemos também que existe o fato legal e o fato moral. Vossa Magnitude certamente analisou o pedido de hábeas corpus, impetrado por advogados pagos a peso de ouro usurpado de nossa gente, sob o ponto de vista da legalidade jurídica e não pelo clamor dos fatos que demonstram a culpabilidade dos indiciados.

Sabemos também senhor Ministro que milhares de suspeitos são presos e algemados, todos os anos, sem que esses tivessem a sorte e a clemência do mais alto cargo do mais alto tribunal de justiça de nossa pátria em conceder-lhes o hábeas corpus

Sabemos também senhor Ministro que centenas de ratos larápios do erário público tal como é notório e público, graças às absurdas brechas que a nossa legislação eleitoral, civil e penal, estão em muitas localidades concorrendo para um novos cargos públicos e outros que já se elegeram quando deveriam estar atrás das grades. É legal mas não é Moral.

Sabemos senhor Ministro que não é o poder judiciário que elabora as leis. Este poder compete apenas a fiscalizar o cumprimento delas. No entanto, senhor ministro, há que haver o bom senso e sabedoria por parte dos magistrados para distinguir o que é legal e o que é MORAL.

Sabemos senhor Ministro que com vossa decisão, a polícia federal ficou desmoralizada e a enorme despesa pública de anos de investigação fica por nossa conta paga-la.

Finalmente, sabemos senhor ministro. que V.Excia. perdeu a maior oportunidade de sua vida em poder colaborar para que essas estapafúrdias leis que auxiliam criminosos pudessem ser reformadas, alijando os vícios e brechas maliciosamente assim aprovadas. Bastava-lhe demonstrar à nação que tais leis o colocaram como Pilatos no ato de lavar as mãos no caso de Cristo, denunciando assim a imperfeição das leis e pedagogicamente alertando o povo a pressionar o Congresso Nacional para tirar da gaveta a reforma do Judiciário.

(O poder judiciário sempre se justifica por esse caminho: “apenas fazemos cumprir a Lei”, no entanto, nada faz para denunciar leis corporativistas e as elitistas. O juizes, desembargadores e ministros de justiça tem que ser como a mulher de César. "Não é suficiente ser honesta, é preciso que dela ninguém duvide!" )

A nação está envergonhada!
A propósito qual a marca do wiskie ?

7 comentários:

regina claudia brandão disse...

depois da conversa de agorinha, destrambelhei as idéias ... misturei rezende, com sideney, com mendes, com dantas, com hc, com pp, com o sono e fiz uma salada. só amanhã vai estar tudo decantado. daí eu separo direitinho e escrevo, aqui, o que for digno de ser escrito.
uma coisa é certa e eu adianto ... existem mais pendengas entre os poderes instituídos do planalto central, do que possa sonhar nossa vã e comunzinha filosofia de
inucentes - quando nos permitem ser - espectadores.

bj bj bj bj. rê ... em contagem progressiva ... rsrs ... 23 dias ...

Solange Cunha disse...

Carta para vc meu Sábio.
O seu poder, em analizar, os fatos rumorosos, indecentes ... Foi exatamente, o que nós "povo" achamos .. Meu Sábio, vc que sabe muito ou tudo, diga, não está na hora do PROTESTO ... Precisa nascer um outro PT, para encher as ruas, e o povo a gritar JUSTIÇA.
Nos falta um lider, como foi o Lula, falta os caras pintadas, meu Sábio, acho que só assim com o povo na rua, alguma coisa mudaria .
Meu Sábio, eu vivo de esperança de um país mais justo, não quero perder essa fé que tenho .
Me ajude, meu Sábio, a não perder essa cada vez mais enfraquecida ESPERANÇA... SOCORRROOOOOOOOOOOooo
Estou distante dos comentários, mas hoje, tinha que "escrevinhar" nessas mal traçadas linhas... rsrrs
O quanto, da minha admiração, do meu orgulho em ter vc por perto.
Beijos para vc , e um tanto para o Archie.
Clara - Ev@

regina claudia brandão disse...

amor, a essa hr - 8h57 - o juíz está prestes a ser sabatinado ... capricha!!! rsrsrs ...
depois, não esquece de dizer praquele traste arrumar o escutador porque, como diria vinicius de moraes, amanhã é sábado ... rsrsrs ...

são tantas as facetas de tantas e todas as situações.

como aperitivo, em verdade lhe digo: mais do que em qualquer outra profissão e uso dela, esse povo das leis, da causídica, do poder judiciário, do supremo - ó a designação - do poder público, o ministério público ... é desprovido de humildade, é arrogante e, em seu meio, a disputa pelo poder e pelo quem sabe mais e quem é mais poderoso, é briga de cachorro grande.
eu sei o que digo. um promotor, um procurador, nivelando por baixo, é capaz de libertar um criminoso, cabendo-lhe tal tarefa, para mostrar poder e autonomia a seus pares. escutei de um deles: nesse meio de trabalho, um quer mostrar mais poder que o outro a qualquer custo. somos devoradores das nossas próprias almas.

somos ou estamos desinstitucionalizados.
vale como ilustração: o ministério público, aprendemos assim, contamos com ele para que a lei triunfe. ao lado desse seu texto posso encaixar que, por estes dias, o cons nacional do min público teve suspensa por uma liminar do stf, a resolução - ilegal - que elevava o piso dos caras que é 22.000 e uns trocados, para quase 25.000.
o poder público deveria ser exemplar, os juízes deveriam tomar decisões exemplares ... somos simples mortais que contam com isso. foi assim que aprendemos.

pra lembrar de um caso ... vc pensa o quê daquele promotor que matou a mulher grávida e continua foragido??? só nós não sabemos o paradeiro do camarada. os causídicos, e os juízes, e os promotores, e os procuradores sabem muito bem ... se até um borra bosta daquele tem proteção, o que dizer de um dantesco???
essa foi boa, fala sério!!!

tem muita merda debaixo dos tapetes que enfeitam os salões e os corredores do judiciário.

uma coisa é certa, existem vaidades arranhadas e limites sendo porfiados, sendo altercados. a briga é fudida.

não tarda o dia em que será enfiado nas nossas cabeças burras, que a lei só serve pros trouxas. ou existe alguém dentre nós que acredita em juiz papai noel, em promotor coelhinho da páscoa, em banqueiro filho do cruzamento do peter pan com a fada sininho???

regina claudia brandão disse...

bj bj bj bj ... rê claudinha em contagem progressiva ... fui!!! vou lavar louça.

Anônimo disse...

BRAVO !!!

Aonde que eu assino ????

É isto aí Sábio ...
Se a função de um juiz fosse apenas tomar conhecimento dos fatos , ver qual lei está infringindo e ir ao código ver qual a pena para este delito .... certamente um computador faria melhor e bem mais rápido ... os problemas relacionados à morosidade da justiça estariam resolvidos ...
Mas nós sabemos que não é assim...cada caso tem uma "cena própria" ... existem fatores sociais, econômicos, políticos e MORAIS que devem ser pesados ao se tomar uma decisão... ao se ditar uma sentença.
Infelizmente ... alguns juizes ( e não podemos generalizar) julgam tendo como base " fatores financeiros ".

Beijão procê.

Bela

Unknown disse...

e o exemplo da roubalheira em todos os setores ? o que eu + ouço é :"SE ELES FAZEM ....ENTÃO É PRA FAZER TB ! É NORMAL ! " .cadê o critério de ÉTICA ? o que é BRASIL? quem é honesto atualmente é chamado de OTÁRIO ou é visto como uma qualificação no mínimo de muito peso........ o normal passou a ser comportamento psicopata !!!!!!

Anônimo disse...

Tive olhando seu blog....
Sugestão +++++ coloque a RE tbm na fogueira ,,,, q idéia girica, de colocar fotos dentro de um fogaréu, pior do q isso só a ingratidão ... com o est a cidade onde vc GANHA seu salário .... tô pensando ,, xiiii eu penso ... de onde veio a idéia da fogueira ...
com uma figura sinistra do Demo... ahhhh ainda pega fogo no blog inteiro .... ah pega ... fogo se alastra fácil ... a MANGUEIRA, está subindo... não esqueça de ver, na hora de apagar o fogo ... tem q estar firme ....